6 cases de sucesso BIGDATA em Empresas
1 – Danone: velocidade no tratamento de dados é determinante para gerar valor aos negócios
Desafio: Na indústria de alimentos, como a do iogurte Grego, o desafio é produzir e distribuir o produto com agilidade devido ao seu prazo de validade. A Danone dos Estados Unidos precisava conhecer a demanda para conseguir maximizar a venda do produto e garantir que a produção não se exceda, a fim de evitar desperdícios. A predição da demanda era feita a partir do Excel, o que não trazia funcionalidade.
Projeto: A partir da solução M-Factor (agora da IBM) a empresa otimizou o processo de predição de demanda com a integração de dados históricos, regionais e de mercado com informações sobre consumidores e preços para prever vendas e promoções complementares.
Resultados: melhora da previsão de demanda de 70% para 98%; conseguiram triplicar a cota de mercado do iogurte Grego a partir de análises de região e preço.
2 – Macy’s: otimização da cadeia de distribuição com dados já existentes dentro de casa
Desafio: a rede de lojas de departamento americana Macy’s tem que gerenciar um crescimento anual de 50% de dados de venda e inventário de mais de 73 milhões de itens, para fazer com que produtos tenham rotatividade e não fiquem parados no estoque.
Projeto: com informações que já possuíam no banco de dados, utilizaram um amplo portfólio de ferramentas (como Hadoop, R, Cloudera, SAS, Vertica e Tableau) aliado à experiência de um time de cientista de dados para otimizar a cadeia de distribuição baseado em modelos analíticos.
Resultados: redução do tempo gasto para fazer essas análises de preços de 27 horas para uma hora; 70% na redução de custo com hardware.
3 – Southern States: compreensão de necessidades de clientes permitiu maior foco no portfólio
Desafio: a fabricante norte-americana de produtos agrícolas não tinha muito contato com seus clientes finais. Seu desafio era gerenciar o portfólio, que contava com oferta muito grande de produtos,