5º metatarso
Os dois tipos mais comuns de fraturas do quinto metatarso são:
Fraturas por avulsão. Em uma fratura por avulsão, um pequeno pedaço de osso é arrancado por um tendão ou um ligamento. Este tipo de ruptura é muitas vezes a conseqüência de uma entorse de tornozelo.
Da mesma forma pode se verificar uma fratura no maléolo fibular.
A fratura por avulsão é muitas vezes negligenciada (não tratada) quando ocorre durante uma entorse no tornozelo, especialmente em crianças.
Quinto metatarsiano, fratura, anatomia,pé,dor cirúrgia.
Pé onde se ver o quinto metatarsiano ao externo
Sebastian Kaulitzki-Fotolia.com
Fratura de Jones. A fratura de Jones ocorrem em uma pequena área do quinto metatarso que recebe menos sangue e portanto cura mais lentamente.
Uma fratura de Jones pode ser uma lesão de stress (muitas microfraturas repetidas) ou uma ruptura aguda (traumática). Essas fraturas são causadas pelo uso excessivo, trauma ou esforço repetitivo. São fraturas menos comuns e mais difícil de tratar do que uma avulsão.
Outros tipos de fratura do quinto metatarso podem ocorrer, tais como as fraturas “Central”, que geralmente derivam de trauma ou entorse e as fraturas na cabeça e no pescoço dos metatarsos.
Causas da fratura do quinto metatarso
A fratura do quinto metatarso ocorre frequentemente junto com uma entorse no tornozelo, especialmente quando o tornozelo é girado para dentro.
A fratura pode ocorrer também devido a uma estranha aterrissagem de um salto (especialmente em superfícies irregulares), ou devido a uma queda ou depois de uma pancada direta sobre o pé externamente. As fraturas do quinto metatarso ocorrem frequentemente quando se correr ou se saltar, especialmente em esportes envolvendo mudanças de direcção, tais como futebol, rugby, basquete e dança.
Sintomas da fratura do quinto metatarso