5W2H
Comunicar. O que parece e deveria ser tarefa fácil, muitas vezes é uma das maiores barreiras para a transmissão de informação e conhecimento. Talvez comunicar não seja tão complicado, o difícil é comunicar bem e fazer com que a informação seja passada a diante de maneira intacta, chegando ao seu destino com as mesmas vírgulas e intenções de que saiu do seu ponto de partida.
1
Página
O já conhecido briefing, ainda mais para os profissionais de comunicação, não pode ser tratado com banalidade e muito menos utilizado de maneira inadequada. Afinal, é através dele que a informação ganhará corpo e poderá ser transmitida e transformada em trabalhos bem feitos e, principalmente, coesos. O briefing é um dos documentos da comunicação de maior importância. É através dele que todas as informações e percepções sobre o assunto em pauta devem ser comunicadas.
Cada profissional escolhe a melhor maneira de elaborar os briefings para seus trabalhos, mas hoje irei exemplificar um ótimo meio para que esse processo não se perca no meio do caminho e que possa te ajudar a colher o máximo de dados para a construção do seu trabalho em questão. A metodologia 5w2h, muito aplicada na área da Qualidade pode ajudar no momento da elaboração do briefing, não nos deixando esquecer as informações básicas para a criação do trabalho. Para começar a traçar o briefing levante as questões:
WHAT – O que será feito?
WHY – Por que será feito?
WHERE- Onde será feito?
WHEN – Quando será feito?
WHO – Para/Por quem será feito?
HOW – Como será feito?
HOW MUCH – Quanto custará fazer?
O que será feito?
Comece seu briefing por essa etapa e tenha clareza do que você pretende comunicar com isso.
Por que será feito?
Qual é a razão pela qual essa iniciativa será realizada? Quais são os objetivos e os interesses da área solicitante em realizar esse projeto? A ideia colabora de alguma forma para o atingimento das