5S, 8S e 10S
Introdução
Hoje em dia, a qualidade tem tido uma grande participação para a melhoria do processo e assim estreitando a concorrência acirrada. Para isso, as organizações e seus respectivos membros tem de se qualificarem para dentro do ambiente de trabalho conseguir atender da melhor forma possível as necessidades dos clientes.
De Acordo com Menegolo et. al. (2009), o programa 5S que, difundido mundialmente, trouxe conceitos simples de organização, de aproveitamento de tempo e de recursos, por meio da mudança cultural que reeduca as pessoas, melhora os processos e o ambiente de trabalho, resultando em ganhos produtivos e comportamentais.
Para Paladini (2000), o programa 5S é o ponto de partida, uma vez que introduz a motivação para a qualidade como um sistema organizador, mobilizador e transformador de pessoas e organizações.
Justificativa
Justifica o estudo, a importância de utilizar o 5S, tornar a empresa um ambiente de trabalho mais agradável, confiável e segura.
Segundo Tontini (1998), os 5S são considerados a base para a qualidade total pois sua implantação na empresa torna o ambiente de trabalho mais organizado, seguro e humano, criando um clima propício à colaboração entre as pessoas e a prevenção de problemas. Para melhor disposição de matéria prima, higiene, segurança, diminuir riscos, melhor qualidade de vida e do produto, facilidade de achar as ferramentas necessárias, etc. Pois hoje em dia o funcionário passa mais tempo dentro da empresa do que em sua própria casa.
De acordo com Silva (1996) a prática do 5S tem produzido consequências visíveis no aumento da autoestima, no respeito ao meio ambiente e no crescimento pessoal.
Segundo o mesmo autor, o contínuo desenvolvimento da autodisciplina promove o crescimento do ser humano em iniciativa, criatividade e respeito.
Objetivo
O objetivo deste estudo é demonstrar como o programa 5S teve um bom resultado