5HTP
Além de suprimir o apetite, algumas pesquisas sugerem que o 5-HTP também pode ajudar a tratar dores de cabeça, insônia, depressão e fibromialgia. Esse artigo tratará a respeito do 5-HTP, relatando para que serve, quais os benefícios e efeitos colaterais em seu uso, além de como tomar e as dosagens corretas.
Visão geral do 5-HTP
5-hidroxitriptofano (5-HTP) é um produto químico que o corpo produz a partir do triptofano (um aminoácido essencial, que você consegue a partir de alimentos). Depois que triptofano é convertido em 5-HTP, o produto químico é, então, transformado em uma outra substância química chamada serotonina (um neurotransmissor, que retransmite sinais entre células cerebrais).
Suplementos de 5-HTP ajudam a elevar os níveis de serotonina no cérebro. Como a serotonina ajuda a regular o humor e comportamento, o 5-HTP pode ter um efeito positivo sobre o sono, o humor, a ansiedade, o apetite e a sensação de dor.
O 5-HTP não é encontrado nos alimentos que comemos, embora triptofano seja. Comer alimentos com triptofano não aumenta os níveis de 5-HTP muito, no entanto. Como um suplemento, o 5-HTP é feito a partir das sementes de uma planta Africana chamada de Griffonia simplicifolia.
Em 1989, a presença de um contaminante chamado Pico X foi encontrada em suplementos de triptofano. Os pesquisadores acreditavam que um surto de síndrome de eosinofilia-mialgia (EMS, uma doença potencialmente fatal que afeta a pele, sangue, músculos e órgãos) podia ser atribuída ao triptofano contaminado, e os USA Food and Drug Administration retiraram todos os suplementos de triptofano do mercado.
Desde então, o Pico X