584
João Augusto Pereira – joaoapereiraceest@yahoo.com.br
Rodrigo Eduardo Catai – catai@utfpr.edu.br
Adalberto Matoski - adalberto@utfpr.edu.br
Massayuki Mário Hara - massayuki@utfpr.edu.br
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Av. Sete de Setembro, 3165 – 80230-901 - Curitiba - PR
RESUMO: Este estudo tem por objetivo verificar a aplicabilidade de um curso de especialização em engenharia de segurança do trabalho em uma empresa real do ramo de construção civil. Para tanto serão analisadas todas as normas regulamentadoras e a as não conformidades da empresa em estudo com as respectivas normas, todas estudadas durante o curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Os resultados mostraram que existiam algumas não conformidades da empresa perante o exposto nas normas regulamentadoras, que comprometiam em muito as condições de segurança dentro da empresa.
Palavras-chaves: Segurança do Trabalho, Normas Regulamentadoras, Não Conformidades, Curso de Especialização.
1 INTRODUÇÃO
Cada vez mais no Brasil têm-se problemas quanto a segurança do trabalho dentro das empresas, seja pelo descaso de muitos empresários, ou mesmo pelo próprio desconhecimento de algumas normas regulamentadoras.
O mercado da prestação de serviços vem crescendo de maneira considerável ao longo dos últimos anos, o que tornou a aplicação das Normas de Segurança e Saúde do Trabalho e Meio Ambiente mais complexa.
Alguns empregadores vislumbram apenas o lucro em seus investimentos e esquecem de alguns aspectos da responsabilidade em assumir os riscos da atividade, tais como a aplicação das exigências inseridas em leis, decretos-lei, normas, etc., sendo que na maioria das vezes eles transferem o ônus aos seus contratados, que muitas vezes desconhecem as leis e não recebem a orientação necessária para atender as exigências dos contratos, que