556678904312
489 palavras
2 páginas
Exercício - Módulo 4Prezado aluno,
Você deve ler com atenção o caso clínico abaixo e, em seguida, responder as quatro questões inseridas nesta atividade.
ATENÇÃO:
Esta atividade permite múltiplas tentativas de resposta, então você poderá corrigir sua resposta, caso deseje. Só não esqueça de "enviar tudo e terminar" para registrar sua participação. Cada vez que você abre uma nova tentativa, invalida a anterior. Então não esqueça de "enviar tudo e terminar" na sua última tentativa, ok?
Caso tenha dúvidas sobre como preencher um exercicio/questionário, veja as instruções do Guia do Aluno.
DESCRIÇÃO DE CASO CLÍNICO
Resumo
Homem com 82 anos de idade, lúcido e ativo, procura atendimento, queixando-se de fraqueza e fadiga, vômito com sangue e perda de peso não intencional. Durante exames, é detectado câncer de estômago em estágio avançado. Filha pede ao médico que não informe ao paciente o diagnóstico, pois “conhece bem o pai e sabe que a notícia vai apressar a morte dele”.
Exposição dos detalhes
Há meses, homem de 82 anos de idade, totalmente lúcido e ativo, reclama com filha e genro, com quem mora, de “desconfortos” que estão atrapalhando sua rotina de anos – que incluía alimentação saudável, porém abundante, e longas caminhadas diárias. Segundo explica, já não “conta com o mesmo apetite de antes” e, após as refeições, apresenta “queimação e inchaço no abdome”, além de certa “canseira”. No início, o casal não valoriza as queixas, pois o paciente sempre foi tido como “um pouco hipocondríaco” – comportamento piorado em decorrência da idade e pelo fato de o próprio pai haver morrido de câncer, “doença terrível”, como sempre garante.
Os familiares começam a se preocupar, ao notar perda de peso e deterioração progressiva da saúde do idoso: a dita canseira se transforma em fadiga crônica e passa a ser freqüente o vômito com um pouco de sangue, depois de alimentar-se.
Acompanhado pela filha, é submetido à consulta de médico do convênio – com o qual não tivera