5444
O que provoca as flutuações de curto prazo na atividade econômica.
Recessão: um período de queda na renda real e aumento do desemprego
Depressão: uma recessão grave.
As flutuações econômicas, no curto prazo, são também chamadas de ciclo dos negócios. Mudanças nas condições dos negócios. Descrever os padrões apresentados pelas economias, enquanto elas flutuam com o passar do tempo, é fácil. Explicar o que causa essas flutuações é mais difícil.
Muitos economistas utilizam o modelo de oferta e demanda agregada para explicar as flutuações. A maioria dos economistas acredita que a teoria clássica descreve o mundo no longo prazo, mas não no curto prazo.
• Pressuposto da neutralidade monetária – não é mais apropriada
▫ As variáveis reais e nominais estão fortemente ligadas.
▫ Variações na oferta de moeda podem afastar, temporariamente, o PIB real de sua tendência de longo prazo (David Hume - os preços levavam um tempo para se ajustar após descobertas de ouro – Inglaterra do século XVIII).
Na avaliação das características cíclicas de uma variável:
Volatilidade da sua componente cíclica, ou volatibilidade relativamente à do ciclo do produto - avaliada pelo desvio padrão;
Co-movimento e grau de sincronização com o ciclo do produto - avaliada pelo coeficiente de correlação entre a componente cíclica da variável e o ciclo do produto;
Significativamente positivo (negativo) diz-se que a variável é pró-cíclica (contra-cíclica)
Uma variável diz-se avançada quando apresenta coeficientes de correlação com o produto mais elevado (em valor absoluto) quando se toma os seus valores um ou vários períodos anteriores relativamente à série de valores do produto. No caso contrário diz-se atrasada.
Persistência do seu comportamento cíclico - medido pelo coeficiente auto-correlação.
Três fatores chaves para a Flutuação.
As Flutuações Econômicas são irregulares e imprevisíveis;
A maioria das variáveis macroeconômicas flutua conjuntamente;