52614289511
579 palavras
3 páginas
PROFESSORA OKÇANA BATTINIDoutora em Educação
HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE
O homem busca explicar a sua existência baseado na sua ação dentro da sociedade. Conhecimento Científico / Ciência Compreender o comportamento humano Tendo esse pano de fundo, a Sociologia surge como ciência, em um determinado momento histórico (Séc. XIX) no intuito de buscar analisar as relações que os homens estabelecem em sociedade.
Aula 1
Formação do pensamento moderno ocidental
GRANDES NAVEGAÇÕES – Séc. XV
Desvendamento do globo terrestre e surgimento de uma nova definição territorial; Surgimento das colônias de exploração (África, Ásia e América); Expansão do comércio e o surgimento de novas mercadorias, desenvolvendo um mercado mundial.
RENASCIMENTO – Séc. XV ‐ XVI
Período de valorização das humanidades. O homem passa a ser o personagem principal (antropocentrismo); Valorização das artes e do conhecimento.
REFORMA PROTESTANTE – Séc. XVI
REVOLUÇÃO FRANCESA – Séc. XVIII
Nova maneira de interpretar a religião Martin Lutero ‐ critica a religião católica a salvação do homem ocorria pelos atos praticados em vida e pela fé. João Calvino ‐ salvação da alma ocorria pelo trabalho justo e honesto.
Burguesia e camponeses X nobreza e clero; Forte influência do Iluminismo; Proposta da burguesia para a estruturação política de uma nova sociedade.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Inglaterra ‐ 1750 ‐ Séc. XVIII
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL + REVOLUÇÃO FRANCESA
Consolidação de novas condições econômicas, políticas e sociais para a Europa; Consolidação de um novo modo de produção e de uma novas classes sociais: capitalistas e proletariado; Sociedade européia em contato com uma realidade social, até então desconhecida; Novos problemas sociais.
Novas relações de produção. Novas relações de trabalho. Novas relações de sobrevivência. TRABALHO / ECONOMIA
VÍDEO
ATIVIDADE EM SALA
Servidão Moderna 1
Como as transformações nas relações de trabalho