502258741

775 palavras 4 páginas
Por Prof. Zappa
Roteiro de análise
Quando falamos em Literatura, uma das maiores dificuldades é com a análise: O que é?
Quais as diferentes formas?
Que tipos de recortes posso fazer?
O roteiro abaixo apresentado é uma boa estrutura para começar a familiarizar-se com essa ferramenta essencial a qualquer atividade profissional que se escolha, independentemente da área.
E, para começar, a definição de análise (segundo o dicionário eletrônico Houaiss, 2007, versão 2.0a):
1. Separação de um todo em seus elementos ou partes componentes;
2. Estudo pormenorizado de cada parte de um todo, para conhecer melhor sua natureza, suas funções, relações, causas etc.;
3. Exame, processo ou método com que se descreve, caracteriza e compreende algo (um texto, uma obra de arte etc.), para proporcionar uma avaliação crítica do mesmo.
O quadro apresentado abaixo é bastante básico e busca elencar de forma abrangente os principais pontos de um texto. Entretanto, pode ser adaptado para as outras formas de arte (música, pintura, cinema, teatro) ou para outros níveis de análise, bastando, para isso, adaptá-lo para os objetivos particulares.
Fonte: CEREJA, William R. e MAGALHÃES, Thereza C. Literatura brasileira - em diálogo com outras literaturas e outras linguagens. São Paulo: Atual, 2005. p. 244.
Bibliografia
Situar o autor no tempo, dar um rápido painel de suas produções mais importantes e, se for possível, estabelecer eventuais nexos entre vida e obra.
Resumo do enredo
Sintetizar os principais acontecimentos da obra.
Personagens
Verificar se as personagens sofrem mudanças e se são aprofundadas psicologicamente (personagens esféricas) ou são imutáveis e seu tratamento é superficial e exterior (personagens planas); ou, ainda, se delas se destacam apenas traços gerais e comuns ao grupo a que pertencem, como a fofoqueira, o padre, a beata, a comadre, etc. (tipo).
Tempo
Observar a presença dos tempos cronológico (do relógio) ou psicológico (tempo interior, da

Relacionados