5
DA IDENTIDADE DO EGO Erikson
ADOLESCÊNCIA
Teoria do Desenvolvimento da
Identidade de Erikson
A Teoria do Desenvolvimento da Identidade , de Erikson, foi apresentada no livro “Infância e Sociedade” de 1950, para ele as motivações inconscientes são elementos fundamentais para o Desenvolvimento
Humano da Personalidade, entretanto dá ênfase aos processos relacionais familiares, a socialização e a realidade histórica - cultural na qual o ego infantil se desenvolve.
Origem do Comportamento
Humano: Adolescência
Erik Erikson desenvolve seus trabalhos a partir das décadas de 40 e 50, quando afirma e amplia a
Teoria do Desenvolvimento Psicossexual de Freud, influenciado em parte, pelas descobertas da
Antropologia Cultural de Margareth Mead.
De acordo com Erikson a energia (libido) psicossexual originada no organismo existe desde o nascimento e determina todos os processos psicológicos, expressa-se através das pulsões vida\morte (construção\destruição) e por meio do sistema relacional. Afirma que o conflito e a ocorrência de crises são componentes essenciais do Ciclo da Vida e estão presentes em todas as fases do desenvolvimento dos seres humanos.
Origem do Comportamento
Humano: Adolescência
A busca da Identidade: este é o foco central nos anos da adolescência. Para Erikson, esta busca por uma identidade faz parte de um processo saudável do desenvolvimento e está fundamentada em realizações de estágios anteriores.
Para o adolescente “tudo é possível”; entretanto esta é um período da vida em que se deverá decidir qual\quais atitudes deverá tomar diante da vida, quanto a escolha sexual, profissão, princípios e, uma identidade própria.
Devem gradativamente avaliar e adotar seus novos próprios valores, assumir relacionamentos consistentes com o outro, e descobrir-se a si mesmo.
-
Teoria do Estabelecimento da
Identidade do Ego na Adolescência
- Erikson
Variáveis essenciais para o desenvolvimento dos estágios de Erik Erikson: