5
ELEVADORES DE
PASSAGEIROS
Ênfase aos Condomínios Residenciais –
Critérios de Segurança
Palestrante:
Eng. Mec. Francisco Correa Rabello
Existe risco na utilização e manutenção dos elevadores?
• UTILIZAÇÃO: Segundo dados do Departamento de Controle e
Uso de Imóveis (Contru), com dados de 2007, QUASE 70%
DOS ACIDENTES COM ELEVADORES TÊM VÍTIMAS
FATAIS (maioria são idosos, crianças e zeladores). Crianças costumam ser vítimas por causa da falta de atenção – muitas abrem as portas sem ter a certeza se o elevador está mesmo no andar. Zeladores normalmente são chamados para resgatar objetos que caem no poço, e os idosos não têm agilidade suficiente para escapar de um acidente ( fonte: https://condoworks.com.br/noticias/). • MANUTENÇÃO: funcionário morreu após cair no fosso do elevador do edifício-sede da Conab. O elevador estava parado e o engenheiro teria se desequilibrado, caindo de uma altura de dez metros. ( fonte: elevadorbrasil.com, 15/06/2012)
Contrato de CONSERVAÇÃO - visitas periódicas
Só mão de obra
Peças são cobradas a parte
Contrato de MANUTENÇÃO - visitas periódicas
Inclui mão de obra e peças
Contrato de INSPEÇÃO –
uma só visita (normalmente anual)
ASSISTENCIA TECNICA -
Visitas decorrentes de chamadas
Tipos de elevadores de passageiros
• Elevador hidráulico: Movimentação do carro por meio de bombas hidráulicas que deslocam o pistão; • Elevador Elétrico: Movimentação do carro utilizando de motor elétrico e elementos de transmissão ( cabo, correias, etc) ;
▫ Com casa de máquinas
▫ Sem casa de máquinas
Tipos de Manutenção (NBR 5462)
• MANUTENÇÃO PREVENTIVA: efetuada em intervalos predeterminados para reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do elevador. • MANUTENÇÃO CORRETIVA: Efetuada após a ocorrência de uma pane destinada a recolocar o elevador em condições normais.
• MANUTENÇÃO PREDITIVA: utiliza meios de supervisão para reduzir ao mínimo a manutenção preventiva e diminuir a manutenção corretiva.
Manutenção dos itens de