5 s em supermercado
CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROINDÚSTRIA
CONTROLE DE QUALIDADE DOS ALIMENTOS
PROFESSORA: DIVA MENDONÇA
O “5S” NUM SUPERMERCADO DE PEQUENO PORTE
ALUNOS: DANIELA SANTANA
CAMILA BARROS
APARECIDA DE GOIÂNIA
JUNHO/2014
INTRODUÇÃO
A qualidade de vida e qualidade de produto só podem conviver em ambiente propício. Como alternativa interessante em termos de perspectiva de melhorar ambientes de trabalho organizações têm optado pelo programa rotulado de 5S.
O Programa “5S” além de apontar à da estruturação e manutenção de ambientes de trabalho organizados e limpos, busca provocar alterações comportamentais nas pessoas. É um programa para todas as pessoas da empresa, do presidente aos operadores, para as áreas administrativas, de serviço, de manutenção e de manufatura. A falta de limpeza, ordem e organização garante falta de qualidade e baixa produtividade e que qualquer programa de melhoria da qualidade e produtividade deve iniciar-se com a mudança de hábitos de todos colaboradores quanto à limpeza, organização, asseio e ordem do local de trabalho.
Este trabalho pretende sintetizar alguns aspectos de um processo de implantação de um programa 5S em um supermercado situado na cidade de Santo Cristo/RS, destacando algumas dificuldades verificadas nesta experiência. A empresa objeto do estudo é composta por 23 funcionários na matriz, compreendendo um gerente, dois auxiliares administrativos, duas vendedoras na loja de confecções, um padeiro, quatro confeiteiras, dois açougueiros, quatro supridores, três caixas, um empacotador fixo, um caixa-geral, uma atendente de lancheria e uma faxineira.
OBJETIVO Implantação do programa 5S em um supermercado de pequeno porte.
O PROGRAMA 5S
O programa 5S caracteriza-se por proporcionar efeitos na melhoria do moral do colaboradores, na redução