5 Subsistemas de Recursos Humanos
Provisão de Recursos Humanos
Pesquisa de mercado de recursos humanos, Recrutamento Seleção. As atividades de provisão de recursos humanos, que compreendem fundamentalmente o recrutamento e seleção, sempre se basearam na premissa de detectar o “homem certo para o cargo certo”, ou seja, o limite e ponto de referência para o processo seletivo focalizava-se no cargo.
Dentro de um novo paradigma de gestão de recursos humanos, sobretudo para atender a modelos organizacionais nos quais o cargo limitado a um rool de atividades a serem desempenhadas pelo ocupante, não mais existe, surge uma nova premissa para a atividade de seleção de RH: “colocar a pessoa certa na empresa certa”, Marras (2.000) considera que os micro limites de um cargo devem ser extrapolado para os da estrutura organizacional como um todo e para os componentes que a permeiam e constituem a cultura da empresa.
É neste contexto que passa a ter papel de destaque a chamada seleção por competências, na qual busca-se fundamentalmente verificar-se o potencial do indivíduo para a sua atuação presente e futura na empresa e qual valor o indivíduo a ser contratado agrega à estratégia da organização.
Aplicação de Recursos Humanos
Análise e descrição de cargos, Planejamento e alocação de recursos humanos, Plano de carreiras, Avaliação de desempenho.
As atividades de aplicação de recursos humanos, que compreendem a análise de cargos, planejamento de carreira e avaliação de desempenho, tradicionalmente, num paradigma de gestão fundamentado no cargo, cuidavam de garantir o desempenho das tarefas pré-determinadas pelo manual de cargos.
As descrições de cargos representavam um rool detalhado de tarefas especificando para cada cargo o que faz como faz e por que faz (Chiavenato, 1997). Adiante, a avaliação de desempenho, preocupava-se, sobretudo em garantir que o ocupante do cargo estivesse executando as tarefas pré-determinadas de acordo com critérios estabelecidos pela empresa