5 SEMINARIO
Centro de Educação e Humanidades
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância.
Coordenador: profº Dirceu Castilho.
Tutoras presenciais: Geanny Leal e Isabella Araújo.
Tutora à distância: Daniele Kazan e Andrea Queila Gomury
Aluno (a): Shirley Araújo de Souza Lima Pólo: Rocinha data:30/11/2014
Matricula:11212080400
E- mail do aluno (a): kin.araujo@hotmail.com
MEMORIAL DE FORMAÇÃO
ARAÚJO, Shirley. Memorial de formação. 20142.
Memorial apresentado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro como pré- requisito do processo de avaliação na disciplina Seminário V, do curso de licenciatura em Pedagogia
EAD, da Faculdade de Educação da UERJ. Rio de Janeiro, 2014.
Comecei a ser alfabetizada a partir dos sete anos de idade pela minha madrinha e pelo irmão dela. Fui matriculada no pré-escolar aos sete anos de idade e apesar das tentativas fui sem saber ler e escrever direito. O método da escola era o uso da cartilha, estudávamos as vogais uma por uma e eram introduzidas palavras curtas que iniciavam com a respectiva letra. Depois estudávamos as sílabas (famílinhas) e só depois destes processos é que começamos a conhecer os números.
Apesar de nos anos 80 já terem sidos divulgados os estudos de Emília Ferreiro e seu livro Psicogênese da Língua Escrita as escolas brasileiras ainda não entendiam muito bem como trabalhar com o construtivismo, até mesmo confundindo com um método.
A escola era um pouco longe de casa, lembro- me que brincávamos intensamente de cantigas de rodas, de bonecas, pique, elásticos, abobrinhas, “amarelinhas”... Assim desenvolvíamos a noção de espaço, equilíbrio e direção e convivíamos com pares iguais e diferentes (alunos de mesma faixa etária e professoras), as professoras incentivavam também os alunos a desenvolver a criatividade.
Na terceira série aconteceu um período muito extenso de greves e a minha mãe me transferiu para outro colégio