5 Semestre Trabalho Individual
O desperdício e a degradação da qualidade da gota d’água, disponível têm atingido níveis nunca imaginados. No principio, a água era para beber, usada em higiene pessoal e para preparar alimentos. O homem evoluiu buscou novas maneiras para viver e sobreviver. Primeiro, a agricultura, depois as cidades, e por fim as indústrias e aumentou o consumo da água. Junto aparecem as depredações, o homem começou a fazer mal ao seu bem mais precioso, á água.
Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças e os adultos conheçam e busquem valorizar a lei da natureza e aprendam a cuidar e a lidar com situações que envolvam todo processo do desperdício que vira um problema que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água, por que a nossa “água, é uma fonte de vida”, contudo, para que isso aconteça, é necessário modificar a atitude da população e é importante iniciar essa mudança nos primeiros anos iniciais de vida escolar de uma criança dessa maneira, devemos aproveitar esse momento para desenvolver o respeito ao meio ambiente constituindo uma Educação Ambiental.
A educação ambiental em meio escolar serve para favorecer comportamento pessoal no sentido de incentivar atitudes e valor de cidadania para que a pessoa possa viver com seu grupo social e seu meio ambiente. Atitudes simples, como não desperdiçar água potável, entre outras, podem ser desenvolvidas nas ações de educação básica. A escola como suposta extensão do lar é local de convivência e interação social devendo, portanto estimular o desenvolvimento de atitudes de cuidado com água potável e com o meio ambiente.
JUSTIFICATIVA
A Educação Ambiental é um processo de aprendizagem que busca formar uma postura do ser humano em relação ao meio ambiente. Embora muito se fale de meio ambiente, pouco se faz para restabelecer a