5 Previsão de Vendas
5.1 Estimativas dos potenciais de mercado e de vendas
O mercado de sorvetes vivencia um crescimento inédito, alavancado por dois fenômenos: as fortes ondas de calor em locais que antes tinham temperaturas mais amenas e o fortalecimento da economia brasileira, que impulsionou o consumo das classes mais populares.
Nos últimos anos, o faturamento desse mercado no Brasil cresceu 26,5%, segundo estimativas do levantamento feito pela Mintel – uma empresa de pesquisa global. De acordo com o estudo, o setor vem crescendo, em média, 33% nos últimos cinco anos. Com isso, o Brasil é o 4º maior mercado de sorvetes no mundo, atrás de EUA, China e Japão.
Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete pontuam que, nos últimos dez anos, o consumo cresceu 76,49%, atingindo 1,209 bilhão de litros em 2013.
Potenciais de mercado - 77% dos consumidores brasileiros dizem que consomem sorvete, porém, a frequência de compra do país é baixíssima, totalizando somente 25% dessas pessoas.
O nordeste do Brasil tem despontado como a grande oportunidade mercadológica. Quem é da região ou pretende entrar tem grandes chances de ter produto premium já que uma pesquisa apontou que 12% dos consumidores afirmaram pouca variedade dessa linha contra 9% no centro-oeste e 5% no sudeste e 5% no sul.
Quando se diz que é necessário o incentivo à criatividade e diversificação por parte dos pequenos e médios produtores é pelo fato de que a grande indústria é acomodada quando se trata do lançamento de novos sabores onde leva-se de 2 a 4 anos para inovar.
A Diletto com fidelização de consumidores de alta renda consegue aproveitar uma carência do mercado e posicionar-se com destaque no segmento. Os supermercados como Pão de Açúcar, Carrefour e Santa Luzia garantem fluxo de vendas para empresa, consequentemente aumento de receita e faturamento.
5.2 Previsão de vendas (fatores e dificuldades)
As dificuldades encontradas para a Diletto no ano de 2015 serão:
1. A entrada