5 polimeros mais comercializados
Polímeros são compostos de origem natural ou sintética que possui grandes moléculas formadas pela repetição de um grande número de unidade químicas.
As unidades químicas que se repetem são denominadas unidade repetitiva ou meros .
Esta combinação é denominada Polimerização e é realizada através de reações químicas. Popularmente, os polímeros são denominados plásticos.
Critérios para a classificação de polímeros
Naturais - São polímeros que já existem normalmente na natureza. Dentre os mais importantes estão os carboidratos (celulose, amido, glicogênio etc), as proteínas (existente em todos os seres vivos) e os ácidos nucléicos (existentes no núcleo das células vivas e responsáveis pelas características genéticas dos seres vivos).
Sintéticos - São polímeros fabricados pelo homem, a partir de moléculas simples. Dentre eles estão o nylon, o polietileno, o PVC etc. No setor de fibras têxteis, além de falarmos em fibras naturais (algodão, seda, juta etc) e artificiais (naylon, poliéster etc), falamos também em fibras artificiais ou modificadas, como, por exemplo, o rayon.
Exemplificação dos cinco polímeros mais comercializados .
PP: Possuem aspecto incolor e opaco e são utilizados na indústria automobilística e na produção de garrafas e embalagens.
PEAD: Possuem aspecto incolor ou opaco, são utilizados na confecção de tampas, vasilhas e frascos em geral.
PEBD: Possuem aspecto incolor, translúcido ou opaco, sendo utilizados em utensílios domésticos, garrafas e sacos flexíveis.
PEBDL: Possuem o aspecto incolor, é aplicado principalmente na produção de embalagens de alimentos, fraldas, absorventes higiênicos e sacaria industrial.
PVC: Possuem aspecto incolor ou transparente, são utilizados na confecção de tubos rígidos ou flexíveis e na fabricação de cortinas.
Fonte | Source: PIA Produto (2011) - IBGE
Apresentação gráfica de produção de polímeros em função do tempo
Fonte | Source: PIA