5 Líderes religiosos
Martinho Lutero, foi um sacerdote católico agostiniano e professor de teologia germânico que foi figura central da Reforma Protestante. Que ficando contra os conceitos da Igreja Católica veementemente contestando a alegação de que a liberdade da punição de Deus sobre o pecado poderia ser comprada, confrontou o vendedor de indulgências Johann Tetzel com suas 95 Teses em 1517. Sua recusa em retirar seus escritos a pedido do Papa Leão X em 1520 e do Imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521 resultou em sua excomunhão pelo Papa e a condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Antigo.
Lutero ensinava que a salvação não se consegue com boas ações, mas é um livre presente de Deus, recebida apenas pela graça, através da fé em Jesus como único redentor do pecador. Sua teologia desafiou a autoridade papal na Igreja Católica Romana, pois ele ensinava que a Bíblia é a única fonte de conhecimento divinamente revelada e opôs-se ao sacerdotalismo, por considerar todos os cristãos batizados como um sacerdócio santo. Aqueles que se identificavam com os ensinamentos de Lutero eram chamados
Irmã Dulce
Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes mais conhecida comoIrmã Dulce, Beata Dulce dos Pobres ou Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, tendo recebido o epiteto de "o anjo bom da Bahia", foi uma religiosa católica brasileira.
Irmã Dulce ganhou Notoriedade Por suas obras de caridade e de assistência aos Pobres e necessitados, obras essas que ela praticava desde muito cedo, na juventude já lotava a casa de seus pais acolhendo doentes. Ela também criou ou ajudou a criar várias instituições filantrópicas uma das mais importantes e famosas é o Hospital Santo Antônio, que foi construído no lugar do galinheiro do Convento Santo Antônio.
Irmã Dulce foi uma das mais importantes, influentes e notórias ativistas humanitárias do século XX, suas grandes obras de caridade são referência nacional, e ganharam repercussão pelo mundo, tanto que seu