4semestre
RAFAELA S. SILVA
POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL: CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XX
Itaberaba-Ba
2013
RAFAELA S. SILVA
POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL: CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XX
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná das Disciplinas Fundamentos Históricos,Teóricos e Metodológicos do Direito e Legislação Social, Políticas Sociais I,sob a orientação dos professores Paulo, Jossan, Maria e Clarice Kernkamp.
Itaberaba/Ba
2013
INTRODUÇÃO
O presente texto visa apresentar uma retomada histórica das políticas sociais no Brasil, demonstrando como ocorreu as construções dos direitos e políticas sociais a partir do século XX. Sendo importante destacar a relevância dessas abordagens históricas como conhecimentos importantes para entender as políticas sociais vigentes.
2. DESENVOLVIMENTO
Observa-se que, a partir do capitalismo, surge a política social, construída por meio das mobilizações das classes operárias advindas das revoluções industriais no século XIX. A política social foi, então, entendida como estratégia de intervenção do governo nas relações sociais originadas no mundo da produção, ou seja, foi relacionada a um processo de mediação, como estratégia estatal entre interesses conflitivos.
Vale destacar que, o processo de globalização que está vigente possibilita grandes mudanças em vários setores sociais em um movimento acelerado de reorganização e reordenação social, cultural e institucional subordinado em linhas gerais à economia.Um dos maiores desafios a ser enfrentado nesse processo está na identificação do papel a ser desenvolvido pelo Estado-nação, pois esse tem perdido gradativamente algumas de suas prerrogativas– tanto econômicas, políticas e culturais, quanto sociais.
As políticas públicas passam a serem