EDII TG 4semestre
684 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTAALTAMIRO PEGORARA DE SOUZA JÚNIOR
RA1318250
FELIPE VIEIRA PAES
RA 1309885
RODRIGO VASCO
RA 1321167
ESTUDOS DISCIPLINARES II
TRABALHO EM GRUPO
SÃO JOSÉ
2014
Atividade “Por causa da atual crise na União Européia, empresa desse bloco econômico investiram cerca de US$ 23,4 bilhões no Brasil de janeiro a julho de 2011. Esse valor representa, praticamente, 3 vezes o valor investido no mesmo período anterior (2010). A que você atribui esse fluxo de investimento estrangeiro direto focando o nosso país? Qual é a influência direta desse “Tsunami” de divisas internacionais no país? Justifique sua resposta.”
TRABALHO EM GRUPO (TG)
Professor: Júlio Konevalick
O fluxo de investimento estrangeiro focado no mercado brasileiro tem crescido nos últimos anos. Hoje, o país possui o cenário perfeito para investimento. Conta com fatores positivos e benéficos como altas taxas de crescimento, taxas de desemprego muito baixa, inflação controlada, economia estável e ainda por cima, é um país em constante desenvolvimento com a economia crescendo cerca de 0,9% comparado aos anos anteriores (http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/03/economia-brasileira-cresce-09-em2012-diz-ibge.html). Já a União Européia não apresenta um cenário estável, com taxas de crescimento do PIB em -0,2% (2012) e uma taxa de desemprego de 10,6% (2012) e fechando o saldo da balança comercial com o déficit de US$227 bilhões (http://www.suapesquisa.com/uniaoeuropeia/economia.html).
Investidores iniciaram uma tendência de fuga de capital da Europa, por estarem expostos a um sistema financeiro fraco e ruído. Por esse motivo, o crescimento de investimento no Brasil representa uma busca por mercado financeiros mais consolidados, ainda podendo ser acrescentado que grandes potências como respectivamente, então no Brasil ganha destaque internacional.
Um dos motivos desse investimento é a valorização real/dólar, que faz com que as importações sejam