471 6484 1 PB
Eliane Maria Cocco - URI1
Edite Maria Sudbrack - URI2
Resumo: O tema proposto apresenta algumas reflexões sobre o que é avaliação e seu importante papel nas relações pedagógicas no contexto escolar. Destaca que a avaliação pode ser reguladora e/ou emancipatória dependendo de como é planejada e de como seus resultados são analisados e transformados em ações que irão proporcionar a obtenção de conhecimento e exercício da democracia. Conceitua avaliação externa e descreve algumas características dos cinco processos estratégicos de avaliação em foco na educação básica, os quais fazem parte de algumas reformas educacionais, por iniciativa dos governos, com o objetivo de monitorar e regular os estabelecimentos educacionais, obtendo os resultados desejados.
Palavras-chave: avaliação escolar; avaliação externa; emancipação; regulação.
1 Palavras iniciais
Este artigo tem por finalidade mostrar que a escola é um local privilegiado das práticas sociais, em função da garantia dos direitos humanos na construção de pessoas solidárias, críticas e participativas. Assim, quando se fala em avaliação educacional pensa-se logo na avaliação do rendimento escolar do aluno realizada por seus professores no decorrer do ano letivo, ou seja, a medição do conhecimento dos estudantes por meio de trabalhos e provas, uma vez que esse tipo de avaliação está presente no cotidiano das instituições escolares. Mas a avaliação acontece também em vários lugares, no nosso dia a dia, nas nossas ações e também por agências contratadas pelos governos.
Nesse entorno, nas últimas décadas, provas como os vestibulares, Enem, Prova Brasil,
Encceja também surgem como métodos de avaliação, sendo que as melhores notas são relacionadas aos melhores conhecimentos, remetendo à ideia de que avaliar é medir. Mas a avaliação é um processo muito mais amplo, ela tem como “[...] objetivos fornecer diagnóstico
1
Mestranda em Educação pela Universidade Integrada