4656
1. INTRODUÇÃO
O estágio é um eixo articulador entre teoria e prática, possibilitando a oportunidade em que o aluno entra em contato com a realidade profissional e todas as suas implicações, em que irá observar e atuar, para conhecê-la e para desenvolver suas competências e habilidades necessárias à aplicação dos conhecimentos teóricos e metodológicos trabalhados ao longo do curso.
Os objetivos deste estágio em educação infantil são: proporcionar aos alunos da graduação regularmente matriculados no Curso de Pedagogia, a tomada de consciência, enquanto futuro pedagogo. Este trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente, ou seja, cabe a ele trabalhar com conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento. Mostrando-nos desta maneira que a formação deste profissional é ampla e diversificada, sendo necessária uma reflexão..
O estágio foi realizado na turma do Jardim I do Centro Educacional em Barra do Aririú na Palhoça, com carga horária de 96 horas. A diretoria junto da professora regente da classe, gentilmente abriu as portas para que pudéssemos realizar o estágio. O Estágio teve inicio no dia 08 de Dezembro e término no dia 18 de Maio de 2010, lemos, pesquisamos, identificamos a escola onde faríamos o estágio, observamos e coletamos informações sobre os temas que podíamos trabalhar durante o estágio, só então, exercemos a regência de classe. Montamos um relatório sobre o estágio e concluímos com seminário de socialização do Estágio. Ministramos aulas baseados num projeto sobre os órgãos do sentido.
2 RELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO
Realizamos o Estágio numa instituição privada, o Centro Educacional na turma do Jardim I. O centro possui nove salas amplas, onde comportam bem as turmas que são bem distribuídas. Na parte externa, observamos um parque com brinquedos, quadra poliesportiva,