45874121

3674 palavras 15 páginas
Introdução

De acordo com SPIELBERGER, o estresse é uma parte essencial e natural da vida, sendo que viver diariamente com estresse é inerente para o crescimento e desenvolvimento humano para uma vida melhor.
E com a tecnologia adentrando escritórios, escolas e lares, este estresse pode vir sob a forma de tecnoestresse (estresse tecnológico). Nesta última década, o computador tem sido fonte de tecnoestresse para pessoas do mundo inteiro, fazendo-nos sofrer no corpo (cada vez menos utilizados por nós) as dores da civilização moderna.
Uma ótima opção para minimizar os efeitos deste e de outros estresses é o exercício físico, que tem a função de movimentar um ser humano cada vez mais letárgico e rígido. Este artigo irá abordar a atuação do estresse no organismo humano e no âmbito mundial, assim como a utilização da ergonomia e do exercício físico como uma boa opção para amenizar o estresse negativo, que muitas vezes se origina no ambiente de trabalho ou familiar.

EXERCÍCIO FISÍCO E QUALIDADE DE VIDA

O estresse " é a resposta fisiológica, psicológica e comportamental de um indivíduo que procura adaptar-se e ajustar-se às pressões internas e externas".Os agentes estressores podem ser tanto físicos (temperaturas extremas, lesões, infecções, cirurgias, etc.), emocionais (medo, ansiedade, raiva,frustração, etc.) ou físicos e emocionais combinados (dor, exercício fisico, etc.). O estresse pode ser favorável ou desfavorável. O eustress é um desgaste físico e mental que nos dá prazer e nos traz benefícios e distress, um "desgaste capaz de gerar desorganização (física e emocional), mal-estar e ofuscamento, um desgaste negativo" Todavia, o estresse pode ser entendido como um fenômeno inevitável, que somente se torna negativo quando os indivíduos têm dificuldade para se adaptar ao novo ambiente.
Alguns dados mundiais sobre o estresse: Aproximadamente 70% dos executivos das maiores

Relacionados