4551902470

606 palavras 3 páginas
Quais eram os princípios da escola clássica?

Envolvimento mínimo do governo; As forças do mercado guiaram a produção, de forma que a economia tornava-se auto-ajustável, proporcionando o emprego total, porem ogoverno somente deveria interferir na aplicação dos direitos de propriedade e da defesa nacional, além de fornecer educação pública.
• Comportamento econômico de auto-interesse: Os clássicos defendiama ideia de que esse comportamento de auto interesse fizesse parte da natureza humana. Assim os produtores buscavam lucros em suas vendas. Os trabalhadores buscavam salários, ao vender a sua força de trabalho e os consumidores buscavam nos bens de consumo a satisfação dos seus desejos.
• Harmonia de interesses (ordem social espontânea): Ao defender os interesses individuais, os interesses da sociedade eram atendidos também, segundo os clássicos.
• Importância de todos os fatores produtivos nas atividades econômicas: Em junção e acréscimo aos pensamentos mercantilistas e fisiocratas, os clássicos acreditavam que todos os recursos econômicos, bem como as atividades econômicas que trabalhavam esses recursos eram essenciais para a riqueza de uma nação.
Economia clássica é o nome dado à primeira escola moderna de pensamento econômico. É geralmente aceito que o marco inaugural do pensamento econômico clássico seja a obra A Riqueza das Nações, do escocês Adam Smith. Seus conceitos giram em torno da noção básica de que os mercados tendem a encontrar um equilíbrio econômico a longo prazo, ajustando-se a determinadas mudanças no cenário econômico.

Os principais economistas clássicos incluem Adam Smith, Jean-Baptiste Say, Thomas Malthus, David Ricardo, John Stuart Mill, Johann Heinrich von Thünen e Anne Robert Jacques Turgot.

Enquanto Adam Smith enfatizou a produção de renda, David Ricardo na sua distribuição entre proprietários de terras, trabalhadores e capitalistas. Ricardo enxergou um conflito inerente entre proprietários de terras e capitalistas. Ele propôs

Relacionados