4542
No Brasil o transporte público acontece, na maior parte das vezes por meio de ônibus, trens e metros. Em muitas regiões populosas, eles sofrem dos problemas da urbanização e, apesar de considerados uma das soluções para a melhoria do trânsito, encontra-se, na maior parte do país em mal estado de planejamento e investimento, causando transtornos à população, tais como a superlotação e a impossibilidade de locomoção.
Os trens geralmente não ocupam lugar próximo a carros e ônibus, fazendo muitas vezes ligações intermunicipais ou interestaduais, sendo utilizado por pessoas a viajar ou que trabalham num local distante de sua residência. Em geral, para percursos curtos, são utilizados ônibus ou taxis. Algumas cidades contam com metrôs no Brasil, estão entre elas: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Goiânia, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina. Projetos recentes tem visado aumentar o numero de metrô no Brasil, através de obras do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC.
Com o aumento do poder econômico das classes baixas e a facilidade de crédito para se comprar um automóvel ou uma moto nas últimas décadas, grande parte dos brasileiros opta pelos meios de transporte individual, contribuindo assim para o aumento dos congestionamentos. Entre as cidades com maiores registros desses acontecimentos estão Rio de Janeiro e São Paulo, já a cidade de Curitiba, é considerada a cidade com o melhor transporte público do país.
O alto custo das tarifas exclui cerca de 37 milhões de brasileiros da utilização do transporte público. Bom, o transporte público no Brasil não anda bem das pernas faz tempo, a quantidade de veículos é sempre insuficiente, a quantidade de pessoas só aumenta junto com o preço das passagens. Alem de o transporte ser de má qualidade, ainda os passageiros precisam aturar o mau humor dos funcionários muitas vezes, sem contar com a falta de educação com as pessoas idosas ou gestantes, que, mesmo