449467224
3663 palavras
15 páginas
Grave o Ubuntu numa pen ao invés do CD!Esta secção do artigo é opcional, no entanto, recomendo-a por vários motivos:
Ao gravar o Ubuntu num PenDrive, o processo de instalação do próprio Ubuntu no seu computador será mais rápido;
Poupará a sua carteira pois não irá queimar um CD que poucas vezes fará uso;
Poupará o meio ambiente ao não gastar um CD.
Para passar o ficheiro que fez download para um pen, precisa de fazer um procedimento próprio que pode encontrar nesta página:
3 maneiras de instalar o Ubuntu através duma Pen USB
Configure a sua BIOS!
A BIOS é o «programa» que aparece no seu monitor imediatamente a seguir ao carregar no botão de ligar o computador. Ora, uma das funcionalidades muito importantes que a BIOS tem é o facto de ser nela que se define por onde iniciar o computador: pelo disco (e qual o disco no caso de ter mais que um), pelo CD-ROM ou até pelo pen-drive.
Actualmente, a maior parte dos computadores vem já com a BIOS programada para arrancar pelo CD e/ou pelo pen-drive. No entanto, caso tenha metido o seu CD ou pen-drive no computador e o computador não tenha iniciado por um desses, então terá de configurar a BIOS de forma a que ela faça o computador iniciar por um desses dispositivos (conforme você tenha escolhido, ou por pen ou por CD).
Como existe muitas BIOS, pois cada fabricante tem o seu próprio software e depois conforme o computador ainda pode variar de BIOS, a modificação das configurações não é explicada neste artigo. No entanto, recomenda-se que utilize este site que apresenta as várias maneiras de mudar a organização do arranque do computador conforme cada BIOS: http://www.hiren.info/pages/bios-boot-cdrom No caso de não ter conseguido através desse site, recomenda-se que procure no Google pelo modelo da sua motherboard para tentar modificar a BIOS. Este processo é bastante intuitivo, por isso acredito que mesmo que nunca o tenha feito, fará com alguma facilidade.
Arranque o seu computador pelo CD ou PenDrive