4240344755
971 palavras
4 páginas
Experiência de Hawthorne
(2ª Fase)
Claudia Yuko Sato Duarte
Eduardo Duarte
Fátima Esteves da Silva
Jéssica Mayara
Mayra de Sousa Nascimento
Experiência de Hawthorne
Experiência coordenada por Elton Mayo na Western Eletric Company em Chicago, cujo objetivo era entender a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários.
Esta experiência consiste em 4 fases:
1ª Fase - Estudo dos efeitos da iluminação no rendimento dos operários, onde constatou-se que o fator psicológico influi no fator fisiológico.
2ª Fase - A segunda fase da experiência começou em 1927.
Foi criado um grupo experimental cinco moças montavam os relés, enquanto uma sexta operária fornecia as peças para abastecer o trabalho. A sala de provas era separada do departamento por uma divisão de madeira. O equipamento de trabalho era idêntico ao utilizado no departamento, apenas incluindo um plano inclinado com um contador de peças que marcava a produção em fita perfumada. A produção foi o índice de comparação entre o grupo experimental e o grupo de controle.
O grupo experimental tinha um supervisor, como no grupo de controle, além de um observador que permanecia na sala e observava o trabalho e assegurava o espírito de cooperação das moças. Elas foram convidadas para participar na pesquisa e esclarecidas quanto aos seus objetivos: determinar o efeito de certas mudanças nas condições de trabalho. Eram informadas a respeito dos resultados e as modificações eram antes submetidas a sua provação. Insistia-se para que trabalhassem dentro do normal e que ficasse á vontade no trabalho. A pesquisa entre o grupo experimental foi divida em 12 períodos, para observar sua produção.
* 1° período: Durou duas semanas. Foi estabelecida a capacidade produtiva em condições normais de trabalho (2.400 unidades semanais por moça) que passou a ser comparada com os demais períodos.
* 2° período: Durou cinco semanas. O grupo experimental foi isolado na sala de