410680110175

824 palavras 4 páginas
CURSO DE PSICOLOGIA; 1º SEMESTRE
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Trabalho realizado como parte da Disciplina Psicologia Ciência e Profissão do Curso de Psicologia, FMU, sob orientação da Professora Lia Pinheiro. SÃO PAULO
2013

Surgimento da Psicologia Organizacional
Com a revolução industrial (XVIII e XIX) marcada principalmente pela mudança do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso de máquinas, os trabalhadores eram explorados com cargas horárias de mais de 14 horas, de forma que os próprios já se reconheciam como máquinas nas grandes fábricas.
Então, no período das duas grandes guerras mundiais surge a Psicologia Industrial. Neste contexto histórico iniciou-se um estudo de uma nova forma de trabalho. A psicologia Industrial ganhou espaço, reconhecimento social e se desenvolveu enquanto estudo científico. Houve uma evolução na seleção e avaliação dos soldados e militares da época, e assim surgiram os primeiros passos para Psicologia Organizacional que conhecemos hoje.
Abordagem da Psicologia Organizacional na atualidade
O campo da Psicologia Organizacional hoje visa à satisfação e a saúde dos colaboradores nas organizações. De modo que ela não se desvinculou totalmente da Psicologia Industrial, mas, sim ampliou o seu objeto de estudo. Hoje a Psicologia Organizacional tem interesse em promover o individuo como um capital intelectual desenvolvem talentos dentro das organizações.
Conceito de Organização

Áreas de atuação do Psicólogo Organizacional
A atuação do psicólogo organizacional tem como objetivo, em relação as organizações, identificar profissionais que possuam características que correspondam as expectativas da organização e assegurar que o funcionário desenvolva seu trabalho com qualidade, contribuindo para um bom desenvolvimento da dinâmica do ambiente profissional.
Em relação ao funcionário o psicólogo auxilia no aperfeiçoamento e melhoria das condições de trabalho, motivando

Relacionados

  • 410680110175
    738 palavras | 3 páginas