Duas forças aplicadas em um ponto - físicai
................................. Turma 5
Duas forças aplicadas em um ponto
O objetivo deste experimento é determinar o módulo das forças das molas para que, uma vez conhecida a teoria e, portanto qual a resultante das forças, pudéssemos testar o equipamento construído no experimento 01.
I – Introdução teórica
I.1- Leis de Newton
Princípio da Inércia ou 1ª Lei de Newton → Se a força resultante sobre um ponto material é nula, este permanece em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme; Seu estado natural se mantém.
Princípio da ação e reação ou 3ª Lei de Newton → Quando dois corpos interagem aparece um par de forças como resultado da ação que um corpo exerce sobre o outro. A toda ação correspondente uma reação, com mesma intensidade, mesma direção e sentidos contrários. Sendo os efeitos produzidos dependentes da massa e das características de cada corpo.
I.2- Deformação elástica – Lei de Hooke
Uma mola apresenta uma deformação elástica se, retirada a força que a deforma, ela retornar ao seu comprimento e forma original. Robert Hooke enunciou a seguinte lei: → A intensidade da força deformadora é proporcional à deformação; Cuja expressão matemática é: →F = K . x Onde: F = Força deformadora; x = Deformação sofrida pela mola; K = Constante de proporcionalidade característica da mola chamada de constante elástica da mola.
I.3- O quilograma-força (Kgf)
O quilograma-força é uma unidade de força muito utilizada na medição de pesos. → 1 Kgf é o peso de um corpo de massa 1Kg num local onde a gravidade é normal (g = 9,8m/s²). 1 Kgf = 1kg . 9,8m/s² 1Kgf = 9,8N (num local onde g = 9,8m/s²0). 1Kgf = 1000gf
I.4- Desvio
A