4 tipos de líderes e suas influências
Os quatro tipos de lideranças e seus exemplos
Toda organização necessita de um método de gestão que exerça certo tipo de influência sobre seus colaboradores. Um dos mais conhecidos estudos sobre o tema é o de Hensis Likert. Para ele há quatro tipos básicos de liderança: autoritário coercitivo, autoritário benevolente, consultivo e participativo.
Um líder autoritário coercitivo é aquele que usa do medo e de punições, tende a organizar e controlar rigidamente tudo o que ocorre na organização, um exemplo foi Adolf Hitler que foi nomeado chanceler da Alemanha em janeiro de 1933, colocando um fim na democracia alemã. Na prática, o Terceiro Reich era um estado policial, onde os indivíduos eram sujeitos a detenções e prisões arbitrárias. Nos primeiros meses como chanceler, Hitler deu início a uma política de “sincronização”, obrigando organizações, partidos políticos e governos estaduais a se alinharem aos objetivos nazistas e colocando-os sob sua liderança. No fim disso tudo e de muitas outras ações, Hitler acabou por encadear a Segunda Grande Guerra que matou milhões de pessoas, principalmente judeus.
No tipo Autoritário Benevolente pode-se dizer que é autoritário e impositivo, mais como uma variação do citado anteriormente. Baseia-se na hierarquia, possui algumas decisões centralizadas, e tem ênfase em premiações por parte da gerencia. Um exemplo é Hugo Chávez que foi eleito presidente em 1998 em seu país, a Venezuela, e com suas políticas de inclusão social e transferência de renda obteve enorme popularidade. Durante a era Chávez, a pobreza entre os venezuelanos caiu drasticamente.
O modelo Consultivo é o baseado em uma comunicação vertical descendente e ascendente; o líder passa a consultar os colaboradores antes de definir seus planos e estratégias. Mais um exemplo de líder é Martin Luther King Junior que lutou em defesa dos direitos sociais para os negros e mulheres, combatendo o preconceito e o racismo, organizou