substâncias higroscópicas que poderiam ser usadas em um dessecador
AULA 2
Vidrarias, equipamentos e técnicas básicas
_______________________________________________________________________________________________
OBJETIVOS
Identificar as principais vidrarias e equipamentos usados no laboratório de química;
Apresentar técnicas básicas usadas no laboratório de química;
_______________________________________________________________________________________________
Antes de iniciar qualquer experimento em um laboratório químico, é importante familizar-se com os equipamentos disponíveis, conhecer seu funcionamento, indicação de uso e a maneira correta de manuseá-lo.
Grande maioria dos equipamentos utilizados nos laboratórios é de vidro, portanto é necessário muito cuidado ao manuseá-los. Estes podem ser de vidro comum, pirex ou de quartzo fundido.
A seguir apresentaremos alguns equipamentos básicos utilizados rotineiramente em laboratórios de química e suas funções.
VIDRARIAS
Tubo de ensaio: utilizado para realização de reações químicas em pequena escala, principalmente testes qualitativos. Podem ser aquecidos em movimentos circulares diretamente sob a chama do Bico de Busen.
Tubos de ensaio devem ser aquecidos de forma que a extremidade aberta não esteja virada para uma pessoa.
Béquer: utilizado para dissolver uma substância em outra, preparar soluções em geral, aquecer líquidos, dissolver substâncias sólidas e realizar reações.
Erlenmeyer: devido ao seu gargalo estreito, é utilizado para dissolver substâncias, agitar soluções e aquecer líquidos sobre a tela de amianto. Integra várias montagens como filtrações, destilações e titulações.
Kitassato: frasco com saída lateral, utilizados em "filtrações a vácuo", ou seja, nas quais é provocado um vácuo parcial dentro dos recipiente para acelerar o processo de filtração.
Funil comum: utilizado em filtrações simples, com o auxílio de um papel de filtro, e transferir líquidos de um recipiente para outro.
22