4 rel separa o de misturas teste
1. Título: Separação de misturas
2. Introdução Teórica:
A maioria das substâncias que utilizamos é encontrada na natureza misturada a outras. Uma das tarefas dos químicos é o desenvolvimento de técnicas e procedimentos que permitam isolar as substâncias da mistura encontrada na natureza.
Mistura é a associação de duas ou mais substâncias diferentes cujas estruturas permanecem inalteradas, isto é, não ocorre reação química entre elas.
Para separar os componentes de uma mistura, devemos verificar, que tipo de mistura é. Existem dois tipos de mistura: homogênea e heterogênea.
Mistura Homogênea: apresenta-se uniforme e com características iguais em todos os seus pontos. São formados por uma fase.
Mistura Heterogênea: podemos ver a olho nu ou ao microscópio, os diferentes materiais que formam o sistema, não apresentam as mesmas propriedades em toda a sua extensão. São formados por mais de uma fase.
Dentro de um laboratório podemos trabalhar com várias técnicas de separação de mistura, a escolha do melhor método envolve o conhecimento das propriedades específicas das substâncias que compõem a mistura.
3. Objetivo:
Observar o tipo de misturas, verificar e realizar com os recursos disponíveis em bancada a separação por completa de todos os materiais.
4. Materiais e Reagentes:
Becker, bico de Bunsen, filtro de papel, tela de amianto, suporte universal, funil, tripé, vidro relógio, pisseta, proveta, anel ou argola, areia, água, sal e limalha de ferro
5. Procedimento Experimental:
1º) Pesar o béquer nº1 (béquer vazio), o vidro de relógio e anotar as massas;
2º) Retirar toda limalha de ferro da mistura (béquer nº 2) com auxílio do imã, colocar no vidro de relógio e pesar;
3º) Com auxílio da proveta, acrescentar 50 mL de água na mistura de areia e sal (béquer nº 2);
4º) Dobrar o papel de filtro;
5º) Montar o sistema de filtração usando a argola para prender o funil no suporte universal;
6º) Filtrar a mistura de areia, água e sal no béquer nº1;
7º) Lavar o