3ª Série Planejamento, Programação e Controle de Produção
Mesmo tendo grande semelhança com os níveis institucionais e intermediários de uma empresa,é o nível operacional que se torna mais facilmente perceptível.
Pois esse controle é importante para uma grande quantidade de coisas.Por exemplo:
Os fisiologistas pesquisam como os organismos vivos controlam a temperatura e a pressão sanguínea dentro de certas margens consideradas normais.
Os ecologistas estudam como as populações animais permanecem mais ou menos do mesmo tamanho.
Os economistas estão sempre estudando como a inflação e a balança comercial devem ser controlados.
O engenheiro estuda o controle de gasto de combustível de um carro para que ele continue veloz e econômico.
O administrador financeiro estuda como aumentar seu lucro obtendo custos mais baixos com recursos cada vez menores e de forte concorrência.
E também conhecemos outra maneira que é a situação mais freqüente que são aquelas que o trabalhador recebe uma ordem do chefe para executar uma determinada tarefa,para que seja seguido um padrão de qualidade e o resto fica por conta do mesmo.Que será responsável de fazer o acompanhamento dos resultados.
Mesmo atuando em áreas totalmente diferentes os mecanismos mostrados acima,são basicamente iguais,por esse fato o controle cibernético passou à estudá-lo como um processo universal.
Os mecanismos de controle são classificados em três categorias:
Administração-Teoria, Processo e Pratica.
O Ciclo de Controle.
A Variação do Ciclo de Controle.
Todas as atividades trazem alguma alteração,e é importante impor limites dentro das quais essas variações podem ser aceitas como normais.Pois as alterações que ultrapassam determinados padrões são denominados como anormalidades,erros,desvios ou afastamentos,ou seja,o gestor deve se preocupar com o excepcional,que se encontra fora dos padrões.
FASES DO CONTROLE OPERACIONAL
O controle operacional são divididos em