3D Ltda
1 INTRODUÇÃO
2 LANÇAMENTOS CONTÁBEIS
3 RAZONETES
4 BALANCETES DE VERIFICAÇÃO
5 ATOS E FATOS ADMINISTRATIVOS
ATOS ADMINISTRATIVOS
Segundo Ed Luiz (2002 p. 214) ¨os acontecimentos numa empresa podem ou não alterar o seu patrimônio¨. Sendo assim, os acontecimentos que ocorrem na empresa e que não provocam alterações no patrimônio, denominamos de atos administrativos, ou seja, o ato administrativo não contribui para a dinâmica patrimonial se não for transformado em fato administrativo (fato contábil).
FATOS CONTÁBEIS
São todos os acontecimentos que provocam alterações qualitativas e/ou quantitativas no patrimônio da empresa (ED LUIZ, 2002 p. 214). Sendo, por isso, objeto de contabilização através de conta patrimonial ou conta de resultado, podendo ou não alterar o Patrimônio Líquido.
O conceito é igual ao de fato administrativo, porém que não se confunda, pois todo fato administrativo é contábil, mas nem todo fato contábil é administrativo. Como por exemplo, a ocorrência de um incêndio no estoque. Sua perda não é decorrente da vontade da gestão administrativa, mas produzirá uma variação patrimonial. Ou seja, o fato contábil comprova a existência de um fato administrativo, além de outros fatos supervenientes, como as contingências.
FATOS PERMUTATIVOS
São aqueles que não alteram o valor do patrimônio líquido, pois representam apenas trocas entre elementos patrimoniais. Existem cinco modalidades:
a) Modalidade 01
+A
-A
+ A = Aumento do Ativo
- A = Diminuição do Ativo
Exemplo: Compra de ferramentas a vista no valor de R$8.000,00. Entra ferramenta no estoque ====> Aumenta o Ativo (+A). Sai dinheiro do caixa