3D Isabela 11
A mulher nos esportes e outras atividades físicas
A participação das mulheres no esporte brasileiro, ainda que tenha aumentado significativamente nas últimas décadas, merece ser analisada com cautela. Isso significa que ainda não são iguais as condições de acesso e participação das mulheres comparadas aos homens na área das práticas esportivas.
Ao longo da história do esporte brasileiro é fácil de ver a desigualdade das mulheres nas oportunidades, incentivos e até apoios. Fazendo assim as relações de poder serem distintas no âmbito da participação e administração do esporte igualitário.
A importância da inclusão das mulheres no esporte é um simples caso de humanidade, se o governo é uma democracia então a igualdade é para todos sem levar em conta posição social, caráter ou cor de pele. Se o Brasil é um país de todos, os esportes também são. Ter as mulheres nas áreas esportivas é mais uma ganho na luta das mulheres pelos direitos iguais, isso faz com que a mídia perceba a igualdade e apoie essa união fazendo assim com que os atletas sejam vistos como atletas sem a divisão dos sexos.
O apoio que as mulheres recebem na pratica de esportes é historicamente novo, e veio junto com o direito da mulher de se expressar e de trabalhar com o que ela quisesse, esse apoio da sociedade é muito importante. Primeiramente esse apoio era só feminino, ou seja, eram mulheres apoiando mulheres nessa luta pelo querer igual, quando esse direito começou a ser incluso na sociedade os homens passaram a entender e a apoiar as mulheres também e essa ‘’revolução’’ no campo dos esportes ainda está acontecendo, porque ainda existe diferenciação por as mulheres serem mulheres.
A realidade é bem diferente do que nós pensamos, as nossas atletas não tem até hoje o apoio da sociedade atlética e nem o apoio financeiro em todos os tipos de esporte,