Lactimidomicina

1428 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP

Química Computacional
Fármacos: Lactimidomicina

Professor Aguinaldo Robinson de Souza

Isabela Maria Baláo da Silva

1º Semestre de Química

2015

1. ORIGEM

A lactimidomicina é um inibidor da tradução da proteína eucariota, que bloqueia o passo de translocação de iniciação da tradução, e é utilizada no mapeamento de locais de iniciação da tradução, denominado Tradução Global de Iniciação Sequencial. Esse fármaco é derivado do antibiótico glutarimida, que é obtido a partir de culturas de Streptomyces.
Streptomyces é

o

maior género de actinobacteria,

pertencente

à

família

Streptomycetaceae. Mais de 500 espécies de Streptomyces têm sido descritas. São encontradas, predominantemente, no solo e na vegetação em decomposição, a maioria dos estreptomicetos produzem esporos, e são conhecidos por seu distinto cheiro de "terra" que resulta da produção de um metabolito volátil, geosmina. São caracterizados por um complexo metabolismo secundário. Produzem mais de dois terços dos antibióticos clinicamente úteis de origem natural.

Fig.1 - Cultura de Streptomyces.

2. GLUTARIMIDAS

Antibióticos são substâncias químicas derivadas de organismos vivos ou produzidos por eles, capazes de inibir processos vitais de outros organismos. Os primeiros antibióticos foram isolados de microrganismos, mas alguns são obtidos de plantas e animais superiores. A literatura registra milhares de antibióticos, dos quais muitos são de origem microbiana.
Contudo, apenas algumas dezenas encontram emprego na medicina. Embora os antibióticos, em sua maioria, sejam produzidos por microrganismos, alguns resultam de modificação química de antibióticos conhecidos ou de metabólitos microbianos. Há também antibióticos obtidos inteiramente por síntese.
Os antibióticos constituem a mais receitada das classes de medicamentos. Eles são empregados com diversas finalidades nas infecções e profilaxia de infecções.
Por razões didáticas os antibióticos de interesse

Relacionados