36 A EDUCACAO DE PEQUENA ARVORE
A EDUCAÇÃO DE PEQUENA ÁRVORE
36
Sinopse oficial: Nos anos 30, numa sociedade cheia de preconceitos, o índio Cherokee Pequena Árvore cresce sob os cuidados dos avós e dos ensinamentos de seu povo. As diferenças com a educação local o obrigam a frequentar uma escola tradicional e a mudar de nome, mas nada é suficiente para tirá-lo de suas
origens.
TIPO: ABORDAGEM REFLEXIVA NÍVEL: FÁCIL VIA:
FORMAÇÃO DO ESTUDANTE FOCO: EF1
QUESTÕES – A ABORDAGEM DO FILME NA SALA DE AULA
01 – Faça a exibição do filme da melhor maneira possível (ver guia introdutório). Cabe ressaltar que
após a sessão, o ideal é que haja espaço para os estudantes colocarem as suas opiniões, estas, por prezarem pela falta de maturidade com a linguagem audiovisual e literária, serem recebidas e devolvidas com o devido respeito e atenção.
02 – O filme é um ótimo exemplar para trabalhar questões como identidade, aceitação, relação entre culturas distintas e o respeito ao inventário cultural que pessoas de outras nacionalidades ou locais trazem em sua bagagem pessoal. Debater estas questões, focando no respeito ao próximo.
03 – Discutir o significado da palavra preconceito e trabalha-la em paralelo com cenas e situações do filme. 04 - A palavra chave da narrativa é a aceitação. Realçar a necessidade do aluno aceitar ser quem é, da família que ele pertence, incluindo questões de raça, temas importantes para debate nesta fase.
05 – Mostrar a relação entre o urbano e o não-urbano, sem realçar a importância de um espaço em detrimento do outro.