33728229865
1655 palavras
7 páginas
SERVIÇO SOCIAL 1º SÉRIE Disciplina: Serviço Social na Contemporaneidade Título da ATPs: Os Avanços e Desafios do Serviço Social na Contemporaneidade
Matão 12/06/2013
Introdução: Nosso trabalho é sobre a relação do Serviço Social na Contemporaneidade e suas mudanças que nela ocorreram desde a década de seu surgimento na década de 1930 até os dias atuais. O objetivo do trabalho é mostrar que de fato algumas coisas mudaram em relação do Serviço Social perante a população que mais dela o necessita nas questões sociais. Realizamos pesquisas em livros, sites e revistas e debate entre o grupo. Nosso trabalho falará e nos dará clareza do papel do Serviço Social na Sociedade Brasileira.
A política de Assistência Social é instituída no Brasil a partir dos anos de 1930, para controlar as mazelas da questão social com uma caridade e benemerência no entanto foi necessária uma mão-de-obra qualificada para assumir essa política, resultando no engajamento de grande parcela de profissionais do Serviço Social brasileiro.
Para dar ênfase ao trabalho iremos começar a falar nos anos de 1960, mas precisamente 1964, ocorre um golpe militar no Brasil, colocando um fim no Estado de desenvolvimento que havia. O regime vai estar a favor do capital estrangeiro, pois já havia uma certa preocupação da sociedade conservadora com o “ Estado Desenvolvista” pois houve um favorecimento da organização da sociedade como Movimentos Sociais, Organizações Populares, Organização dos Trabalhadores dos Movimentos Estudantil em que a classe conservadora na época entre eles o empresariado, os militares, os banqueiros e até mesmo a Igreja Católica temiam por uma direção ao Socialismo.
Nesse momento o Serviço Social na execução de politicas sociais, na orientação do trabalho em grupo e a comunidade começam a questionar a sua prática conservadora e a ação em favorecimento ao Estado,