31 De Mar O
DIRETOTIA DE ENSINO, INSTRUÇÃO E PESQUISA
CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PRAÇAS
29º C F S D
Movimento 31 de Março
AL SD Flávio Dias Rocha Ibane 3º PEL – 1ªCIA
CUIABÁ-MT, 2015.
Regime Militar: 30 Anos do Golpe
No dia 31 de março de 2015, vai fazer 30 anos do começo de uma época que trouxe a censura, perseguição política, a supressão de direitos constitucionais, falta de democracia e a repressão daqueles contrários aquele regime, de vários Atos Institucionais.
Introdução:
O conjunto de eventos ocorridos no Brasil e no mundo pós Segunda Guerra Mundial, culminaram com um Golpe de Estado em diversos países da América do Sul, inclusive no Brasil. Para os prós regime militar, este não se denomina como tal, mas chamam de “Revolução” ou “Contra Revolução” de 1964.
Golpe de Estado de 1964
Após a Segunda Grande Guerra, que findou em 1945, o mundo ficou bipolarizado com o advento da Guerra Fria. De um lado os Estados Unidos (EUA), capitalista, de outro a União Soviética (URSS), socialista. Esta ficou caracterizada pela criação de armas nucleares e tecnológicas, com base no conflito político e militar, não havendo nenhum disparo diretamente entre os dois lados.
O movimento de 31 de março ocorrido no Brasil não foi puramente militar, pois teve o apoio de segmentos da sociedade como: os grandes proprietários rurais, burgueses industriais paulistas, parte da classe média urbana, por setores conservadores e anticomunistas. Além deste, os militares ainda tiveram o apoio do governo norte-americano.
Com o advento da Guerra fria se espalhando pelo mundo os governos dos regimes socialistas (Cuba, China e URSS), vislumbraram se expandir pela América do Sul, iniciando pelo Brasil, oferecendo treinamento de guerrilha para algumas organizações e financiando grupos de esquerda.
Eram greves todos os dias, quebra-quebra de bonde. Eu lembro porque morava no subúrbio do Rio e precisava me deslocar, às