30023780450
839 palavras
4 páginas
CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTERNOME: DIAINE MORAES VIEGA RU: 931392
TCC PROJETO REF. UTA HISTORICIDADE FASE I TURMA: 02/2013
São Leopoldo 2014
1 TEMA
A importância do brincar para desenvolvimento infantil.
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
As inclusões de brincadeiras e a importância dos jogos lúdicos no desenvolvimento da criança.
2 PROBLEMATIZAÇÃO
A pesquisa apresenta uma reflexão sobre a importância do brincar, dos jogos e do lúdico na Educação Infantil. A partir desta questão apontar para o desenvolvimento, auxiliando na construção do conhecimento na perspectiva lúdica.
3 JUSTIFICATIVA
As brincadeiras devem ser incorporadas aos conteúdos diários possibilitando tudo o que a criança merece aprender e de forma prazerosa. A educação infantil é o melhor lugar para que isso ocorra de forma planejada e organizada e com objetivos concretos, sem dispensar a presença do professor, mas de maneira que a criança não perca o prazer de brincar devido a presença do professor.
Na Educação Infantil, as crianças interagem com instrumentos lúdicos, onde desenvolvem a aprendizagem de uma forma agradável e divertida proporcionando assim a construção de novos conhecimentos.
Quando o professor tem a preocupação de colocar a brincadeira como parte integrante do planejamento diário, está dando a oportunidade a criança aprender com prazer.
O ato de brincar corresponde a um impulso natural da criança e vai muito além de brincadeiras em sala de aula, dessa forma a escola pode e deve ser um lugar de brincadeiras, de atividades que fazem sentido para a criança pois é uma contribuição para a formação e construção de valores significativos para uma educação de qualidade e aprendizagem futura.
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
O