3 R's
A política dos três R’s é um conjunto de ações que foram sugeridas durante a Conferência da Terra (realizada no Rio em 1992). Também foi divulgada no 5° Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento em 1993.
Este conjunto de ações tem como objetivo principal colaborar para redução dos impactos causados ao meio ambiente, através da diminuição de um dos principais problemas da vida moderna: "A geração de lixo pelo consumo desenfreado".
Além dos benefícios para o meio ambiente, os três R's acabam colaborando em outros aspectos, como o econômico e o social.
No aspecto econômico, contribui para a utilização mais racional dos recursos naturais e ajuda a diminuir gastos financeiros com matéria prima, energia e água.
No âmbito social proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, e ajuda na geração de muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.
Reduzir
Reduzir é o primeiro e mais importante R, pois tem uma relação diretamente proporcional com o lixo, ou seja, "Se você consome menos, gera menos lixo".
Por isso a redução esta intimamente ligada ao consumo consciente.
Adquirir novos bens de consumo sempre traz uma grande satisfação para quem esta comprando.
O ato de comprar chega a ser usado como "válvula de escape". Uma forma de aliviar o stress para algumas pessoas.
Outra atitude, ligada ao R "Reduzir", é o combate ao desperdício.
O desperdício pode estar acontecendo em vários momentos da nossa rotina diária. Veja abaixo algumas iniciativas que colaboram para a redução do desperdício:
Substituir copos descartáveis por canecas laváveis;
Racionalizar o consumo de papel (ler na tela do computador ao invés de imprimir);
Evitar embalagens desnecessárias e ter sempre no carro sacolas retornáveis para realização das compras em supermercados e feiras;
Recusar folhetos de propaganda que não forem do seu interesse;
Planejar bem as