3 O S M ORGANIZA O
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E METODOS
ORGANIZAÇÃO
RIBEIRÃO PRETO
2015
ORGANIZAÇÃO INTRODUÇÃO
A precisão e a atenção aos detalhes exibidos por uma teia de aranha ilustram o projeto estrutural e a complexa necessidade de estabelecer a estrutura para atingir uma meta. A aranha organiza sua casa e sua toca tecendo cuidadosamente, desenvolvendo e controlando os fios da seda para criar uma coisa bela, forte e de utilidade. A finalidade da organização para uma empresa é a mesma.
Sem uma meta estabelecida, na natureza ou nos negócios, um organismo está condenado ao fracasso. As aranhas nascem com o instinto de tecer; as organizações e os gerentes desenvolvem seus instintos para agrupar-se ao redor de um princípio diretriz. A organização se forma no estágio de planejamento e esboça o que necessita ser feito para a empresa prosperar no ambiente de hoje.
Dependendo do contexto em que é empregado, o termo organização pode assumir dois significados diferentes:
1 - Organização como uma unidade ou entidade social: em que as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos comuns. Nesse sentido, a palavra organização significa qualquer empreendimento humano criado e moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos. As organizações podem ser empresas, órgãos públicos, bancos, universidades, lojas e comércio em geral, prestadoras de serviços e um sem-número de outros tipos.
Dentro desse enfoque social, a organização pode ser visualizada sob dois aspectos:
Organização formal: é a organização baseada em uma divisão racional do trabalho, na diferenciação e integração de seus órgãos e representada através do organograma. É a organização planejada, isto é, a que está oficialmente no papel, aprovada pela direção e comunicada a todos os participantes por meio de manuais de organização, descrições de cargos, organogramas e regras e regulamentos internos. É a organização formalizada oficialmente.
Organização informal: é a organização que