3 CAPITULO DE HELIO E DIEGO
O mundo hoje é completamente globalizado, por isso o mercado está mais exigente e competitivo, consequentemente a necessidade das empresas fazerem planos e estratégias para a sobrevivência do negócio. E para tal propósito a empresa deverá encontrar o que tenha mais sentido diante de sua situação, suas oportunidades, seus objetivos e seus recursos.
Conforme Kotler (2006, p.58) “Plano de marketing é um documento escrito que resume o que o profissional de marketing sabe sobre o mercado e que indica como a empresa planeja alcançar seus objetivos”. Dessa forma ele estabelecerá estratégias que poderão ser adotadas para atrair e conquistar os clientes, nele deverá está relacionado os fatores que influenciam o público como: preço, produtos, propagandas e promoções estabelecidas pela empresa. Já de acordo com Toledo (p. 38, 2007):
O plano de marketing é um documento formal que direciona e agrega todas as informações referentes às tomadas de decisões de marketing. Ele serve como um guia sendo um parâmetro do previsto com o realizado. As organizações, ao fazerem um plano de marketing, tentam trazer resultado para a empresa e agregar mais valor ao cliente.
Quando uma empresa elabora um plano de marketing ela leva em consideração as etapas que ela irá realizar, levando em consideração as informações relevantes. Não se deve esquecer que a quantidade de informações de um plano depende dos objetivos que a empresa quer atingir e o tipo de empresa que é, pois planejar diante das informações é extremamente essencial (CASAS, p. 36, 1999).
Portanto conclui-se que o plano de Marketing é fator decisivo para as tomadas de decisões do negócio, pois através dele pode-se descobrir onde estão as oportunidades e ameaças do empreendimento bem como sua posição no mercado.
Análise de Mercado
Antes de iniciar as vendas, a empresa precisa identificar de forma precisa quem serão os possíveis compradores de seus produtos ,ou seja, saber pra quem eles serão