William Harvey
Início da Vida, Educação e Carreira:
William Harvey nasceu no dia 1 de abril de 1578 numa cidade inglesa em Folkestone, Kent. O mais velho dos sete filhos de Thomas Harvey, um senador de Folkestone.
Depois de completar a sua escolaridade da King's School em Canterbury, juntou-se à faculdade de Caius, Cambridge, com dezesseis anos. Lá, estudou artes e medicina e recebeu o diploma de Bacharel de Artes em 1597.
O seu fascínio pela medicina levou-o a Itália para estudar na Universidade de Pádua, o centro de instrução médica da Europa Ocidental. Aqui ele estudou com o famoso anatomista, Fabricius, Julius Casserius, e outros homens de renome e graduou-se com honras em 1602. No mesmo ano, voltou para a Inglaterra, onde ganhou mais um curso de medicina na Universidade de Cambridge. Após isso, Harvey permaneceu em Londres, juntando-se o Colégio de Médicos a 5 de outubro de 1604. Nesse mesmo ano, casou com Elizabeth Browne, filha do médico do rei James I, e não deixaram descendentes.
Em 1609 foi escolhido como médico para o Hospital São Bartolomeu, e em 1615 como Professor de Lumleian na Faculdade de Medicina - uma posição que ocupou até ao resto da sua vida. As suas ideias e pensamentos sobre a circulação do sangue foram expressas publicamente pela primeira vez em palestras nessa faculdade, em 1616.
Harvey continuou a contribuir para as palestras Lumleain e ao mesmo tempo também a cuidar dos seus pacientes no Hospital de São Bartolomeu. Assim alcançou uma prática importante e bastante lucrativa, o que tornou possível a sua nomeação como médico da corte do rei James I, de Francis Bacon e mais tarde para Carlos I em 1625, cargo que ocupou até Carlos I ser decapitado em 1649.
Contribuição:
A descoberta da circulação do sangue de Harvey é