3 Avalia O ARQ E ORG
CURSO: BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DISCIPLINA: Arquitetura e Organização de Computadores
PROFESSOR: Frank César Lopes Véras
CARGA HORÁRIA: 60 h PERÍODO: 2015.1
ALUNO: Guilherme Dutra Diniz de Freitas
3ª AVALIAÇÃO
1. Uma arquitetura de computador pode ser descrita de várias formas. Uma das mais tradicionais é em termos do número de endereços contidos em cada instrução, embora tenha perdido um pouco do significado com a crescente complexidade de projeto de CPU. Porém, considerando essa distinção entre instruções com diferentes números de endereços, faça uma análise sobre o que leva um arquiteto de computador a decidir por uma ou outra quantidade de endereços em seus projetos. (2,5 pontos)
O que leva um arquiteto de computador a decidir a quantidade de endereços em seus projetos podem ser resumidos basicamente a fatores como o a economia de espaço em memória, processamento mais rápido das instruções ou um conjunto de instruções mais completo e poderoso, o tamanho dos endereços das instruções depende do tamanho da memória com que se trabalha, o tamanho das células da memória principal, a velocidade de acesso e a organização dos barramentos de dados da máquina. No caso do microprocessador Intel 8080, o código de operação tem 8 bits e são implementadas 78 instruções, com 8 bits no código de operação, teria sido possível implementar 256 instruções (2^8) Assim, o projetista poderia ter utilizado apenas 7 bits, no entanto preferiu utilizar 8 bits, mantendo uma "folga" e os códigos não utilizados ficaram como reserva para futuras implementações em outros processadores da mesma "família", o que permitiu manter a compatibilidade entre os processadores da “família”.
2. Suponha que um sistema computacional possua quatro dispositivos de E/S: Impressora, Teclado, Disco e Linha de Comunicação. Esses dispositivos provocam a ocorrência de interrupções (e suas técnicas) no ciclo de instruções do processador. Observe as informações