FUNDAMENTOS DAS CI NCIAS SOCIAIS Caso 5 Resolvido
Título
O contexto histórico da formação das Ciências Sociais e as teorias sociológicas clássicas: Sócio
Descrição
Questão discursiva:
“Considerei a existência de Deus e decidi que há uma boa chance de que ele exista. Se ele realmente existir, deve estar trabalhando em um plano. Portanto, se devo servir a Deus, preciso descobrir o plano e fazer o melhor possível para ajudá-lo em sua execução. Como descobrir o plano? Primeiramente, procurar a raça que Deus escolheu para ser o instrumento divino da futura evolução. Inquestionavelmente, é a raça branca… Devotarei o restante de minha vida ao propósito de Deus e a ajudá-lo a tornar o mundo inglês."
(Cecil Rhodes, colonizador britânico).
O texto acima evidencia uma forma de pensamento e uma visão de mundo dos europeus típica do século XIX. Indaga-se:
I - Como eram vistas as sociedades não europeias com as quais os europeus entraram em contato a partir do neocolonialismo no século XIX?
Eram vistas como “fósseis vivos” ou sociedades "inferiores" e “selvagens”, desprovidas de desenvolvimento e civilidade, marcadas pelo atraso e pela barbárie.
II - Qual a forma de pensamento embasava essa visão, e que o papel que esse tipo de pensamento exerceu no contexto em que foi utilizado?
Pensamento do Darwinismo social, que defendia a ideia de uma superioridade "natural" dos povos europeus sobre os outros; justificando, assim, a intervenção europeia nesses países, com vistas a levar a "missão civilizadora", eufemismo utilizado para mascarar a conquista e a dominação, ou seja, esta teoria passou a ser utilizada para explicar as distinções sociais, produzidas pelo próprio homem, como se fosse fenômeno natural. Dessa forma, a ciência ajudava a afirmar que a primazia da Europa sobre outros povos explicava-se pelo fato de que sua civilização estava no topo da cadeia evolutiva. Assim, a invasão, ocupação e exploração de populações inteiras na África, Ásia, Oceania e Américas