277581080175

901 palavras 4 páginas
A Atuação Pedagógica do docente no ensino superior.
A partir das concepções trabalhadas no artigo indica, bem como a observação das situações reais, percebemos que a atuação pedagógica no ensino superior não pode estar pautada apenas nos conhecimentos específicos da área de formação, mas se estabelecer nas competências que o profissional deve desenvolver para ir bem sucedido no seu trabalho.
Não podemos negar que o domínio de conteúdo seja imprescindível nessa área profissional, mas a contextualização ensino e aprendizagem envolvem muito mais que isso. O conhecimento teórico, a formação acadêmica é apenas o ponto de partida num processo que vai além de abstrações para se chegar a situações reais de aprendizagem. Para isso, as múltiplas competências do professor aplicadas em suas práticas pedagógicas devem se desenvolver de forma progressiva.
Quando se fala nas varias competências do educar, é preciso considerar que ele é responsável por fazer as situações acontecerem. Ao educar cabe organizar e estimular situações que desencadeiam a aprendizagem, o que requer do profissional o planejamento inclusive, com um tempo previsto para uma atividade, por exemplo. Num caráter de continuidade, o professor é quem promove a progressão das aprendizagens de forma a envolver os alunos para uma crescente evolução pessoal e de conhecimento. Além dessa relação professor-aluno , essa profissão envolve também o trabalho em equipe, uma vez que o grupo representa a instituição da qual faz parte e que trabalha de acordo com os mesmos objetivos. O trabalho em equipe requer uma sintonia que nem sempre é fácil conseguir. No entanto, essa participação docente também deve acontecer quando se pensa a gestão escolar como forma de organização educacional como um todo da estrutura física à social. Como parte dessa organização uma das competências mais importantes do professor é informar e também envolver os pais na vida da escola do filho. Família e escola devem caminhar juntas, dividindo a

Relacionados