254 MHS Resumo
(MHS)
AULA 1 – INTRODUÇÃO AOS MOVIMENTOS
PERIÓDICOS
Sistema massa-mola - Um corpo de massa M realiza MHS quando, sobre uma trajetória retilínea, oscila periodicamente em torno de uma posição de equilíbrio O, sob ação de uma força denominada força restauradora, nesse caso a Força elástica (Fel) que sempre é dirigida para O. A força elástica é fornecida pela expressão
Fel = - kx (lei de Hooke).
Relação entre período e frequência
Nos conceitos de período e frequência, percebe-se que: quanto maior a frequência do movimento circular, menor será o período. Assim, quanto mais voltas se completam num segundo, menos tempo decorre para ser completada uma volta. Logo, essas duas grandezas físicas são inversamente proporcionais.
Observação: período em segundo (s) e frequência em hertz (Hz).
Velocidade angular ou pulsação ( )
À medida que afastamos o bloco de massa M para a direita a partir da posição de equilíbrio O (origem da abscissa x orientada para a direita), a força restauradora vai aumentando até atingir um valor máximo no ponto x=+A (abscissa máxima, a partir da qual, retornará).
Analogamente, se empurramos o bloco de massa m para a esquerda a partir da posição 0, uma força de sentido contrário e proporcional ao deslocamento X surgirá tentando manter o bloco na posição de equilíbrio 0, e esta força terá módulo máximo no ponto de abscissa x=-A, a partir de onde, retornará.
Conforme figura acima podemos observar que em determinados momentos o bloco M, ocupa a posição A e
A’.
A letra A indica Amplitude de um movimento oscilatório, que é a máxima elongação, isto é, a maior distância que o móvel alcança da posição de equilíbrio em sua oscilação.
Relembrando Conceitos
Frequência (f)
É o número de vezes em que determinado fenômeno acontece em certo intervalo de tempo.
A velocidade angular ou pulsação é a rapidez com que um móvel gira. A pulsação não depende do raio da trajetória.
Quanto maior a frequência do movimento circular, maior
sua