2506649800141
492 palavras
2 páginas
1. INTRODUÇÃO O lixo urbano é um grave problema que afeta a qualidade de vida de bilhões de pessoas no mundo, desde a produção até o destino final. Um dos maiores desafios com que se defronta a sociedade moderna é o equacionamento da questão do lixo urbano. Além do expressivo crescimento da geração de resíduos sólidos, sobretudo nos países em desenvolvimento, observam-se, ainda, ao longo dos últimos anos, mudanças significativas em suas características. O homem e o ambiente estão interligados, tanto é que, uma das preocupações centrais do homem moderno relaciona-se à qualidade de seu meio ambiente. Os problemas inter-relacionados com o manejo dos resíduos sólidos nas sociedades modernas são muito complexos em virtude da quantidade e natureza diversa de seus componentes formadores, do desenvolvimento espalhado das áreas urbanas, das limitações dos recursos econômicos disponíveis, dos impactos tecnológicos e das limitações que surgem para a utilização da energia dos materiais brutos (PAES, 1982). 2. DESENVOLVIMENTOPosteriormente com vistas para aquilo que pude visualizar considerei um município de aproximadamente 60 mil habitantes e o relacionei com um questionário a seguir levando em consideração no que seria necessário para que este mesmo município apresente o mínimo de um trabalho de controle de resíduos e passivos ambientais:
1. É realizado trabalho de educação ambiental com ênfase no controle e destinação do lixo e passivos ambientais nas escolas e população em geral?
2. Existe trabalho de coleta seletiva no município?
3. Onde e como é destinado o lixo orgânico, do município?Este lixo é destinado a alguma empresa do ramo legalmente estabelecida para este fim?
4. Como são destinados os resíduos de saúde do município e que tipo de tratamento este recebe? Estes resíduos são destinados a alguma empresa do ramo legalmente estabelecida para este fim?
5. Existe algum trabalho de destinação ambientalmente correta para